Rebecca by Daphne De Maurier
Author:Daphne De Maurier [Maurier, Daphne De]
Language: eng
Format: epub
Publisher: ePub Bud (www.epubbud.com)
Published: 2012-01-04T05:00:00+00:00
CAPITULO XVIII
REIO TER ADORMECIDO pouco depois das sete.
C Lembro-me ainda estar acordada com dia
claro, com as cortinas não dando mais ilusão de esconderem o sol. A luz entrava pela janela aberta, desenhando riscas douradas na parede. Ouvi rumor dos criados no jardim-dasrosas, a recolherem as cadeiras e mesas, e as mágicas lâmpadas que nos tinham encantado à noite. A cama de Maxim continuava deserta. Eu me deitara com os braços sobre os olhos, posição pouco apropriada para o sono, mas consegui chegar até àquele estado de semi-inconsciência que é quase sono — e afinal dormi. Quando acordei já era mais de onze horas; Clarice devia ter entrado sem que eu a sentisse, pois estava ali uma bandeja de chá gelado e minhas roupas tinham sido arrumadas.
Tomei o chá com o pensamento ainda confuso depois daquele sono pesado e breve, e olhei para a parede branca à
minha frente. A cama vazia de Maxim fez-me voltar à
realidade, e a angústia profunda da noite anterior mais uma vez se apoderou de mim. Ele não viera aquela noite. Os pijamas dobrados, a cama intacta. Que teria pensado Clarice quando veio com o chá ? Contá-lo-ia aos outros criados ?
Seria aquele o assunto na copa ? Fiquei a ponderar por que motivo uma coisa dessas me preocupava, por que a idéia dos criados a discutirem sobre isso na cozinha me causava aborrecimento. Talvez porque eu tivesse mentalidade estreita, sentisse horror a comentários sobre minha pessoa.
Por isso descera eu a noite passada, com aquele vestido azul, em vez de ficar em meu quarto. Nada havia de belo ou louvável nesse meu gesto, que não passava de tributo às convenções. Eu não descera por causa de Maxim, nem de Beatrice, nem de Manderley. Descera por não querer que me julgassem brigada com Maxim. Não queria que fossem para casa dizendo: "Está claro. Eles não se combinam. Ouvi dizer 249
que ele não é nada feliz". Eu descera por amor de mim mesma, do meu pobre orgulho. E enquanto tomava o chá refleti, com uma sensação de cansaço e amargo desespero, que eu me contentaria em viver num canto de Manderley, com Maxim no outro, contanto que o mundo nunca viesse a saber disso. Mesmo que Maxim deixasse de ter afeição por mim, e nunca mais me beijasse, jamais me dirigisse a palavra a não ser por motivo de absoluta necessidade — mesmo assim creio que eu poderia suportar a vida se tivesse a certeza de que ninguém sabia disso. Se pudéssemos subornar os criados para nada dizer, e representar diante dos parentes, diante de Beatrice e de todos...
Pareceu-me, naquele momento em que me via ali sentada na cama, que nada havia de mais vergonhoso, de mais degradante, que um casamento falho. Que falhasse depois de três meses, como o meu. Porque eu já não tinha ilusões, nem fazia esforços para enganar-me a mim mesma. A noite passada mostrara-me claramente em que pé estavam as coisas. Meu casamento fora um fracasso. Tudo o que dissessem sobre ele, se pudessem adivinhar a nossa vida, seria verdadeiro.
Download
This site does not store any files on its server. We only index and link to content provided by other sites. Please contact the content providers to delete copyright contents if any and email us, we'll remove relevant links or contents immediately.
Evelina by Fanny Burney(26800)
Evelina, Or, the History of a Young Lady's Entrance into the World by Fanny Burney(26233)
Twilight of the Idols With the Antichrist and Ecce Homo by Friedrich Nietzsche(18504)
Pale Blue Dot by Carl Sagan(4913)
The Perks of Being a Wallflower by Stephen Chbosky(4575)
Dune 01 Dune by Frank Herbert(4315)
Double Down (Diary of a Wimpy Kid Book 11) by Jeff Kinney(4208)
Man and His Symbols by Carl Gustav Jung(4070)
Walking by Henry David Thoreau(3894)
Separate Beds by LaVyrle Spencer(3771)
Ficciones by Jorge Luis Borges(3574)
FOUNDATION AND EMPIRE by Isaac Asimov(3551)
The 101 Dalmatians by Dodie Smith(3454)
Mystery at School by Laura Lee Hope(3372)
Anna and the French Kiss by Stephanie Perkins(3319)
120 Days of Sodom by Marquis de Sade(3184)
Some Prefer Nettles by Tanizaki Junichiro(2844)
The Little Prince by Antoine de Saint-Exupéry(2828)
My Ántonia by Willa Cather(2813)